Conheça os tipos de aço que tornam os produtos resistentes e entenda porque são tão importantes e presentes em nosso cotidiano
Conheça os tipos de aço usados que tornam os produtos produzidos extremamente resistentes e impedindo que passem pelo processo de corrosão, a temida ferrugem, e entenda porque são tão importantes e presentes em nosso cotidiano.
Suas aplicações são diversas, proporcionando mais facilidade de manuseio e execução de projetos e sistemas industriais.
Inegavelmente, como já mencionamos, usamos muito o aço desde sua origem até os dias de hoje em indústrias diversas. Além disso, ele também está presente em setores da economia e muitos outros.
Está muito presente no setor da construção civil, por causa de vários aspectos. Só para ilustrar , podemos citar a facilidade de se moldar o ferro de forma a atender as mais variadas necessidades construtivas e arquitetônicas.
Outro fator importante é em relação ao seu leve peso, em relação às estruturas de concreto armado. Garantindo assim economia e capacidade de vencer distâncias maiores entre vãos de uma estrutura.
Tanto planos, como as chapas de diferentes espessuras, para a fabricação das carcaças das máquinas. Sejam fundidos e/ou laminados, que se transformam em diversos componentes de máquinas. A indústria de máquinas e equipamentos, por exemplo, consome com frequência vários tipos de aços.
O setor de transportes usa muito, onde temos por exemplo a construção de ferrovias, trens, embarcações, aviões e automóveis. Este setor é um dos grandes clientes da indústria siderúrgica na atualidade.
Usamos também para a confecção de ferramentas e utensílios. Estão muito presentes em itens domésticos do nosso dia a dia, como por exemplo: facas, garfos, colheres, panelas, mesas, portões, parafusos, chaves de fenda etc.
Atualmente, existe uma grande variedade de modelos disponíveis no mercado e diversas aplicações do aço. Cada modelo tem uma composição, forma e aplicação diferente.
Para atender especificações dos clientes quanto à composição química ao processamento, controles e ensaios, além de sua utilização final, esse tipo de material pode ser classificado da seguinte forma:
Sua composição química é definida em faixas amplas e possui baixo teor de liga. Um exemplo de material produzido com essa especificação são os tubos de aço de carbono, que servem para o transporte de substâncias diversas, como água, gases e outros líquidos ou fluidos.
São aços ligados ou de alto carbono. Definimos sua composição química em faixas estreitas para todos os elementos e especificações rígidas. As principais aplicações são na área da construção civil, pois são resistentes à corrosão atmosférica.
Para construção mecânica, outro exemplo de aço carbono é o de baixa liga, destinado a forjaria, rolamentos, molas, eixos, peças usinadas, etc.
Os tubos de aço liga, por exemplo, utilizamos muito em indústrias de geração de energia, petroquímicas, estruturas metálicas, máquinas agrícolas, setores da indústria naval, de manutenção, de construção civil e indústria moveleira.
Possui teor de alto carbono ou de alta liga, destinado à fabricação de ferramentas e matrizes, para trabalho a quente e a frio, inclusive aços rápidos. Está presente também na produção de peças do setor automobilístico, eletroeletrônico e extrusão de alumínio.
Ele está entre os materiais mais recicláveis do mundo. Somos estimulados, pelo próprio setor, e reusamos os materiais por meio da coleta dos mais diversos produtos, quando atingem o final da vida útil e passam a se chamar também de sucata.
Com isso, o material é empregado novamente na fabricação de novos produtos siderúrgicos, sem perder a qualidade. Dessa maneira, ao reutilizar o aço, há uma redução expressiva no consumo de matérias-primas não renováveis, economizando energia e evitando a necessidade de ocupação de áreas para descarte.