OXICORTE
Conheça nosso serviço de Oxicorte
Cortamos desenhos de qualquer tipo, nas espessuras de ¼” a 15” nas ligas A36, 1020 e 1045.Trabalhamos com as máquinas fotocélulas e tartaruga visando cortes específicos e precisos.
Veja também o serviço de corte em serra!Processo Oxicorte
Economia e precisão
Apesar da crescente importância de outros tipos de corte, como plasma e laser, por exemplo, o processo Oxicorte (conheça nossos serviços) continua sendo um dos métodos de produção mais importantes no setor de metais.
Além disso, é o processo mais amplamente utilizado na indústria térmica. Com ele, é possível cortar espessuras que variam entre 0,5 mm e 250 mm.
O baixo custo do equipamento, aliado ao fato de ser possível usá-lo tanto de forma manual quanto de forma mecânica, também é um importante fator.
Existem várias opções de projeção de gás combustível e bicos, que podem melhorar consideravelmente não só a qualidade, como a velocidade do corte.
No entanto, a pureza do oxigênio usado nesse processo é de fundamental importância, devendo ser de pelo menos 99%.
Uma vez que essa pureza diminui mesmo que 1%, é o suficiente para reduzir a velocidade de corte e aumentar o consumo de gás em 25%.
O processo em si
O Oxicorte é uma técnica de corte preciso em objetos metálicos muito comum no setor industrial. Nela, o processo de corte é realizado através de uma erosão térmica.
Primeiramente, o objeto metálico é aquecido até atingir sua “temperatura de ignição”. Então, este mesmo metal é submetido à um jato de oxigênio puro, causando assim sua oxidação.
A quantidade de calor produzida nesse processo é suficiente para fundir o óxido formado, que é arrastado pelo oxigênio causando assim a separação do metal.
Os gases combustíveis usados junto com o oxigênio, são os responsáveis pela produção das chamas. Essas, serão usadas no maçarico e consequentemente, causarão o aquecimento dos metais.
O maçarico usado no Oxicorte mistura o oxigênio com o gás combustível escolhido para o processo. Ele também regula a proporção adequada da chama.
Vantagens e cuidados
As vantagens desse método são: aumento da produtividade, diminuição do tempo gasto na produção e corte padronizado.
Por se tratarem de materiais altamente inflamáveis, é necessário muito cuidado.
Além disso o uso de equipamentos de segurança é essencial, bem como um operador treinado para realizar o processo.
A Rodoaços trabalha com profissionais treinados, capacitados e prontos para atender às suas necessidades de forma rápida e eficiente.
Além disso, temos maquinários de última geração, e distribuição de aços e metais ferrosos e não ferrosos nos mais diversos setores da indústria brasileira.
Quer um orçamento?
Nós podemos te ajudar!