Quando falamos ou pensamos em construção, a primeira coisa que vem à mente, ou deveria vir, são os alicerces. Uma construção sem alicerce não fica em pé, não é mesmo?
Mesmo com a situação econômica do país atravessando uma fase difícil por conta da pandemia que assola o mundo todo, o ramo da indústria e construção civil continua crescendo.
E, considerando que o alicerce é a parte mais importante, o material usado para construí-lo não é diferente. Por isso, é essencial encontrar um fornecedor de aço construção, pois o aço, sem dúvidas, é um dos componentes mais importantes nesse segmento.
Muito mais resistente a questões como corrosão e oxidação e igualmente mais durável, o aço é a escolha certa, não só para o ramo da construção, mas para o ramo industrial também
Você pode estar pensando, mas aço não é tudo igual? Se você já trabalha com construção, naturalmente sabe a resposta: Não!
Os dois tipos de aço mais comuns e encontrados mais facilmente são:
AÇO CARBONO – Esse tipo de aço é composto por aço e carbono, e vale destacar que é essa composição que confere o nível de resistência mecânica ao aço. Conforme o teor de Carbono, a resistência pode aumentar e a ductilidade diminuir. Além disso, possui propriedades que permitem o uso em instalações elétricas e o suporte às altas temperaturas e pressões.
AÇO LIGA – Além de aço e carbono, esse tipo de aço possui outros componentes que podem alterar suas propriedades químicas ou mecânicas. A aplicação desses elementos depende do tipo de propriedade que o aço precisa atingir.
A utilização do aço na construção civil é essencial e frequente por diversos motivos, entre eles está a redução dos custos da obra, quando comparado ao investimento em outro tipo de material, mantendo a qualidade e sua resistência.
A economia se estende também à mão de obra, já que a montagem das estruturas acontece com maior facilidade e praticidade.
Evitar desperdício e causar menos dano ao meio ambiente também estão entre os benefícios do aço contrução.
O aço construção mecânica pode ser aço carbono ou aços ligados. São divididos em grupos de aços ao carbono, aços para beneficiamento, aços para cementação e aços para rolamento.
Aço 4340 – possui alta resistência mecânica, tenacidade, temperabilidade e baixas usinabilidade e soldabilidade. Desta forma, é indicado para peças com alta solicitação mecânica.
Aços 8620 e 8640 – são exemplos para cementação e beneficiamento posterior e possuem alta usinabilidade.
Aço 8640: é indicado para fabricação de eixos e bielas. Já o
Aço 8620: está presente em componentes como pinos, colunas, catracas e engrenagens em geral.
Principalmente em grandes cidades, o aço é alternativa mais útil com relação à construção, por serem repletas de áreas livres facilitando a utilização dele nas estruturas, especialmente pelo aço ser mais leve que o concreto.
Por fim, dentre as muitas vantagens como citamos aqui, sem dúvida o retorno do investimento feito acaba sendo mais rápido do que em outros segmentos pela versatilidade, baixo custo e menos tempo gasto na realização das obras.
Tão importante quanto escolher o material certo para a sua necessidade é contar com um fornecedor de aço construção que garanta qualidade dos produtos. Desta forma, é fundamental buscar uma empresa que conheça o segmento, trabalhe com os materiais de acordo com regras de controle de qualidade e segurança e, ainda, atenda com eficiência e eficácia a demanda.
Se você está em busca de distribuidor de aço construção em São Paulo, a Rodoaços conta com mais de 15 anos de experiência no mercado atendendo indústrias de diversos setores, como têxtil, automobilístico e alimentício.
Entre em contato e saiba mais!
Acesse nosso site:www.rodoacos.com.br
Tel.: (11) 3389-9889 / (11) 94779-4255
E-mail:rodoacos@rodoacos.com.br