O ferro é um elemento químico, enquanto o aço é um material composto por ferro e carbono. Portanto, o que diferencia um do outro, basicamente, é essa mistura, mas entre ferro ou aço: qual o melhor?
Apesar de outras características que dão a cada um desses materiais diferentes utilidades, não classificamos um como melhor que o outro, o que acontece é justamente a diferença e adequação na aplicação de cada um.
Antigamente, o ferro, elemento que é encontrado com facilidade, passou a ser abundantemente utilizado e difundido para a fabricação de ferramentas e armas e hoje, é utilizado em muitas aplicações.
Para que ele seja utilizado, retira-se da natureza os minérios de ferro, que passam, a partir de então, por uma alta temperatura para sua purificação e é feita sua distribuição na forma de lingotes.
Por ser flexível e resistente, como dissemos anteriormente, o ferro pode ser utilizado para vários fins, principalmente, na fabricação de automóveis, grandes embarcações e construção de edifícios.
Além disso, é o segundo metal em maior quantidade no planeta, perdendo apenas para o alumínio, podendo ser encontrado em vários minérios.
Durante o procedimento da retirada do ferro desses minerais, o carbono se mistura a ele com facilidade. Por isso, é importante o controle no momento da transformação do minério de ferro, pois é possível dar origem a diversas formas de aço.
O aço é uma liga metálica. É formado por ferro e carbono e para ser considerado aço, a variação de carbono deve ser entre 0,008% e 2,11%.
Ainda assim, suas propriedades podem variar conforme a composição química e a quantidade de carbono associado ao ferro.
Essa ligação do carbono ao ferro acontece de forma natural. Para que haja um controle no processo de purificação, deve ser adicionado o calor de aproximadamente 1200ºC e outros elementos, dessa forma, é originado o aço líquido.
Após isso, o aço líquido é transformado em sólido, tornando-se uma liga dura, mas ainda maleável e serve também para diferentes aplicações.
O que faz a diferença entre os dois elementos, é a resistência. O aço ou liga metálica é imensamente resistente, mas passível de deformação por meio de recursos aplicados.
Quando se trata de uma peça de ferro puro, pode ser considerada frágil, portanto, não serviria para as grandes estruturas em que o aço é empregado atualmente.
Além da resistência, existem outros fatores que tornam o uso do aço relativamente vantajoso em relação ao ferro, como:
Manutenção simples – apesar de o desgaste ser inevitável, é possível preservar o aço por mais tempo, desde que todos os cuidados necessários sejam realizados de forma correta.
Facilidade de manuseio – as peças em aço, geralmente, são menores e mais leves do que as peças feitas em ferro. Sendo assim, o atendimento das demandas pode ser feito sem grandes complicações.
Reaproveitamento – é um material totalmente reaproveitável, o que favorece a sustentabilidade do projeto, pois é menos agressivo ao meio ambiente.
De qualquer forma, tanto o aço quanto o ferro são indispensáveis em diversos segmentos, incluindo a indústria e a construção civil.
Tão importante quanto escolher o material certo para a sua necessidade é contar com um fornecedor que garanta qualidade dos produtos.
Desta forma, é fundamental buscar uma empresa que conheça o segmento, trabalhe com os materiais de acordo com regras de controle de qualidade e segurança e, ainda, atenda com eficiência e eficácia a demanda.
Se você está em busca de distribuidor de aço construção em São Paulo, a Rodoaços conta com mais de 15 anos de experiência no mercado atendendo indústrias de diversos setores, como têxtil, automobilístico e alimentício.
Acesse nosso site:www.rodoacos.com.br
Tel.: (11) 3389-9889 / (11) 94779-4255
E-mail:rodoacos@rodoacos.com.br