Você sabe qual é a diferença entre ferro e aço e como eles são produzidos?
Por acaso você já se perguntou como as pessoas refinam o ferro e o aço?
Continue lendo este artigo e saiba mais!
Você provavelmente já ouviu falar de minério de ferro, mas como transformamos um monte de terra em um conjunto de instrumentos cirúrgicos de aço inoxidável ou uma locomotiva?
Se você tivesse que nomear as tecnologias que tiveram o maior efeito na sociedade moderna, o refino do elemento de metal pesado ferro teria que estar perto do topo.
Isso porque, o ferro compõe uma enorme variedade de produtos modernos, especialmente ferro comercial rico em carbono, que chamamos de aço.
Carros, tratores, pontes, trens, ferramentas, arranha-céus, armas e vários outros itens dependem de ferro e aço para torná-los fortes.
O ferro é tão importante que as sociedades primitivas são medidas pelo ponto em que aprenderam a refiná-lo. É daí que vem a classificação “Idade do Ferro”.
O ferro é um elemento incrivelmente útil, extremamente forte e ao mesmo tempo maleável.
Se aquecido adequadamente, o ferro também é relativamente fácil de moldar em várias formas, bem como refinar usando ferramentas simples.
E por falar nessas ferramentas, ao contrário da madeira, o ferro pode suportar altas temperaturas sem entrar em combustão, sendo útil para serviços que necessitam trabalhar com temperaturas altas.
Ao contrário da maioria dos elementos, você também pode magnetizar o ferro, tornando-o útil na criação de motores e geradores elétricos.
Finalmente, certamente não há escassez de ferro para se preocupar. A crosta terrestre tem 5% de ferro e em algumas áreas o elemento se concentra em minérios que contem até 70% de ferro.
O ferro é muito importante para a história da humanidade, pois ele pôde ser extraído com relativa facilidade com ferramentas que estavam disponíveis nas sociedades primitivas.
Provavelmente chegará um dia que os humanos se tornarão tão avançados tecnologicamente que o ferro poderá ser, completamente, substituído por alumínio, plásticos e coisas como carbono e fibra de vidro.
Mas agora a equação econômica dá ao ferro e aço barato uma enorme vantagem sobre essas alternativas muito mais caras.
Os seres humanos inventaram inúmeros usos para o ferro, desde ferramentas de carpintaria e equipamentos culinários, até máquinas complicadas e naves espaciais.
Além disso, o ferro possui muitas propriedades, por exemplo:
A Rodoaços está no mercado de metais há mais de 15 anos. Atendemos grandes indústrias do setor automobilístico, têxtil, alimentícios, etc.
Entre em contato conosco e faça já um orçamento!
(11) 3389-9889
rodoacos@rodoacos.com.br